A Nova Arena do Mercado de Tecnologia

No ano passado foram vendidos 491,4 milhões de Smartphones no mundo, segundo o IDC. As vendas deste tipo de dispositivo têm crescido acima de 50% anos após ano.

A previsão do JPMorgan para as  vendas  em 2012 é de 657 milhões de unidades. A expectativa é que estas vendas superem as vendas de PCs já este ano.

Este é o caminha para se entender a grande disputa por espaço nas Redes Sociais e Sistemas Operacionais para dispositivos móveis. Diferentemente do mercado de Sistemas Operacionais para PCs, que sempre foi dominado pela Microsoft; neste ambiente há disputa e busca por um padrão ou pelo gosto do usuário é extremamente saudável.

A polarização entre dois gigantes como Google e Apple não se trata simplesmente de uma disputa comercial, mas uma revisão de Modelo de Negócio de todo um setor. A Apple, focada em inovação e no seu padrão iOS, terminou o ano passado, segunda a Nielsen, com 30% do mercado e investe na criação de dispositivos charmosos que convivem num ambiente proprietário. Segundo a mesma fonte, o Google terminou o mesmo período com 46,3% do mercado e a Microsoft, tradicional dona do ambiente computacional, com 4,6%, atrás da RIM, fabricante do BlackBarry , com 14,9%.

O negócio do Google, no entanto, está longe de ser a produção de “Gadgets” ou Sistemas Operacionais. O Google vive de anúncios, para que se envolver numa disputa em um mercado tão distinto?

Por mais curioso que seja, tem todo o sentido. A Microsoft demonstrou, ao longo do tempo, que quem domina o Sistema Operacional domina o padrão do que funciona sobre ele. Se o Google pretende estar sempre próximo ao usuário, o objetivo de todos os seus anunciantes, precisa participar das decisões sobre o mercado de Smartphones.

Quem ganha com isso, sem dúvida nenhuma, somos nós os usuários. De alguma forma temos escolha.

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