Tecnologia & Gestão

A Gestão ou Administração é o processo de conseguir que as atividades sejam feitas de forma eficiente e eficaz com e por meio de outras pessoas.

Gestão depende das práticas do Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Apesar da teoria da gestão ter evoluído muito depois de Taylor e Fayol grande parte das empresas ainda não conseguem implementar princípios básicos como utilizar métodos, selecionar a pessoa mais adequada para cada tarefa, treinar continuamente o trabalhador; ou monitorar o desempenho do negócio.

No mundo atual a Globalização vem causando a modularização das estruturas organizacionais permitindo maior flexibilidade e dinamismo na competição. O trabalho passa a ser predominantemente não rotineiro, auto-organizado e colaborativo, muitas vezes em ambientes virtuais.

A empresa moderna é dependente da comunicação em tempo real. Páginas na Internet deixaram de ser simplesmente uma apresentação corporativa para incorporar serviços associados ao negócio.

A Internet não só é usada para o atendimento a clientes, relacionamento com fornecedores como passa a incorporar publicidade focalizada direcionada a um público que vem se transformando de expectador televisivo para o pesquisador nos mecanismos de busca.

Uma nova geração de consumidores está se formando. São pessoas que dão mais crédito as suas redes sociais do que à publicidade.

Ferramentas de relacionamento como MSN, Skype, SMS; passam a fazer parte das organizações como mecanismos de aceleração das decisões.

Os gerentes não são mais confrontados com problemas separados, mas com situações que consistem em sistemas complexos de problemas fortemente ligados entre si.

Há necessidade de gerenciar times dentro de ambiente de rede. Os times mudam continuamente, com isso as pessoas devem ter a capacidade de autogestão.

A tecnologia da informação é crítica para os membros dos times e a troca de informação e sua interpretação são fatores decisivos de sucesso.

Deixe uma resposta