Fenômeno das Redes Sociais e a Mobilidade

A conectividade proporcionada pelas Redes Sociais tem transformado o relacionamento da sociedade moderna de uma forma interessantíssima. É comum encontrar, hoje em dia, avessos à Tecnologia que navegam e postam no Facebook como adolescentes. Acabou se tornando uma necessidade social ter conta na ferramenta. Grande parte destes “novos adeptos” são pessoas que perceberam no mundo virtual um meio de reencontrar amigos ou manter um contato mais próximo com parentes distantes.

É inegável que o Facebook tenha uma parcela de responsabilidade significativa nesta transformação, mas não se pode fechar os olhos para redes como Twitter, Orkut, Tumblr, MSN, Skype, Google+ e LinkedIn; para nos mantermos nas mais populares no Brasil.

Existe ainda um fator muito importante nesta transformação que é a grande evolução da telefonia móvel. Como comentei no artigo Nova Arena do Mercado de Tecnologia, a venda de smartphones cresce acima de 50% ano após ano levando a Conectividade para o bolso do usuário.

A Geração do Fim do Século, a garotada de 15 a 19 anos, já não fala ao telefone: teclam. O uso de SMS já supera o de voz nos USA e as Redes Sociais mantêm os seus usuários conectados o tempo todo, permitindo comunicação imediata. É possível saber quem está online, mandar e receber mensagens imediatamente, do próprio celular.

Para se entender como estão evoluindo as Redes Sociais com a possibilidade da Mobilidade é só perceber a diferença entre o Google+ na Web para um PC e o mesmo aplicativo para um Smartphone. Fica claro que o Google projetou a nova interface da sua Rede Social para ser usada predominantemente pelo celular.

Cada vez mais o compartilhamento de fotos e vídeos vai tomando espaço nas Redes Sociais e cada vez mais quase que instantaneamento.

 

 

Deixe uma resposta