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Home Educação Corporativa Educação Corporativa 10 Idéias de como usar as Mídias Sociais para o Desenvolvimento Profissional

10 Idéias de como usar as Mídias Sociais para o Desenvolvimento Profissional

O mundo corporativo ainda tem grande resistência ao uso da chamada Social Mídia no ambiente de trabalho. Esta prática está sempre associada a perda de produtividade ou dispersão de foco e acaba sendo proibida na maior parte das empresas.

Não há dúvidas de que pode não ser adequando ao dia-a-dia da empresa passar horas navegando no Orkut ou no Facebook. Mas já não é assim que são encaradas redes como LinkedIn, MSN e Skype, por exemplo. Estes ganharam ao longo do tempo uma utilidade profissional inegável.

No mesmo rastro os RSSs e o Twitter tem servido muito bem aos que gostam de acompanhar "on line" tudo o que acontece ou é publicado por pessoas ou organizações de destaque.

A verdade é que não há como virar as costas para esta perspectiva de informação instantânea e grátis. Há somente que se compreender este ambiente para se servir dele aproveitando o que é real e útil.

Aqui vão algumas dicas para se beneficiar das Mídias Sociais:

 

  1. Se mantenha atualizado sobre o que pensam e praticam os especialistas ou pessoas de destaque da sua indústria pelo mundo lendo blogs ou buscando notícias regularmente.
  2. Assinando o RSS de um blog você terá acesso regular e imediato a qualquer nova postagem.
  3. Monitore a web sobre temas de interesse utilizando o Google Alerts. Este sistema manda paa seu email um link da página onde houve qualquer nova publicação que contenha as palavras chave que você tem interesse.
  4. Assine o Twitter e ‘siga’ sites ou pessoas que estejam relacionados com seus temas de interesse.
  5. Assine o Facebook, LinkedIn, Orkut, Google Groups, Yahoo Gproups e busque grupos que discutam os principais temas de seu interesse.
  6. Associe-se a comunidades que tratem destes temas.
  7. Veja apresentações mostradas em conferências e outros eventos postadas no Sideshare.
  8. Participe de conferências ‘on line’ ou ‘webinars’ e interaja com os apresentadores e com os outros participantes.
  9. Colabore com grupos temáticos enviando artigos e entrando em discussões que sejam do seu interesse.
  10. Escreva o seu próprio blog sobre suas experiências nos seus temas de especialidade. Além de te ajudar a refletir sobre tudo aquilo que leu e ouviu, vai ajudar outros compartilhando seu desenvolvimento e pontos de vista.

 

 

 

Baseado no artigo ’10 Ideas how to use Social Media for Professional Development for L&D Professionals’ de Jane Hart