Mobilização dia 23/1/2018 – Pelos 100Km de Ciclovias

arte: João Paulo Maia

Para o ano de 2018, o cenário não parece muito favorável à ciclomobilidade em Campinas. A permanência de um Secretário de trânsito, que já manifestou publicamente seu repúdio à ciclomobilidade, é sinal de que não haverá mudança na política de fomento à utilização da bike como meio alternativo de locomoção e lazer, com segurança. Portanto, devemos criar nossos próprios instrumentos de defesa dos nossos direitos, livres dos interesses escusos dos políticos e tendo os ciclistas como protagonistas de suas reivindicações.

A união dos (as) ciclistas, cicloativistas e simpatizantes da mobilidade ativa é um caminho para a consolidação dessa rede de atuação, que amplie nossa força e nossa capacidade de trabalho/influência em Campinas. Neste sentido, foi deliberada a realização de uma manifestação no dia 23 de janeiro de 2018, data em que, no ano de 2013, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, pedalou com os Ciclistas e se comprometeu a construir 100 KM de ciclovias até 2016, mas, não cumpriu nem 10% desta promessa, além de violar várias leis municipais que garantem circulação de bicicletas nas novas avenidas da cidade.

Assim, convocamos os demais ciclistas, cicloativistas e simpatizantes da mobilidade ativa de Campinas, que ainda não façam parte do Coletivo de Ciclistas de Campinas, para se somarem a este trabalho e impulsionar o reconhecimento da bicicleta como meio de transporte/lazer, a ser reconhecido e incentivado pelo Governo e pela sociedade campineira, colocando a cidade no mapa da modernidade.