Seu Site "Buscável"

Grande parte da revolução trazida pela Internet deve-se à Busca. A melhor forma de se encontrar alguma coisa na Web é recorrer a um “buscador” como Yahoo, Google, Bing,….

As ferramentas de busca se dedicam a organizar e apresentar para o interessado tudo aquilo que julga relevante sobre o assunto perguntado. Hoje a essência da Web está em otimizar a página de Web para que ela seja encontrada.

Nem sempre as páginas cheias de efeitos em Flash ou belos letreiros construidos com imagens são eficientemente encontráveis. Existe uma frase conhecida no meio Web que diz “Uma imagem fala mais que um milhão de palavras mas demora para carregar e não me ajuda na busca do Google..”

Os buscadores como Google e Yahoo usam sistemas automáticos chamados de robôs (ou bot em inglês), para organizar longas listas ou índices para facilitar a busca de palavras ou assuntos.

Os principais processo de organização são o rastreamento, indexação e publicação da pesquisa.

Rastreamento

Com o rastreamento o buscador descobre novas páginas e atualiza seu índice a partir de algoritmos proprietários que determinam quais sites devem ser indexados e qual a sua relevância.

A partir de uma lista de URLs de páginas Web levantada anteriormente e com o auxílio de Sitemaps, um arquivo com o mapas do site que é depositado no mesmo diretório da página inicial; o robô visita o site e todas as suas páginas identificando seus links.

Indexação

Ao visitar o site o robô da ferramenta de busca compila um índice com todas as palavras encontradas e sua localização em cada página. Além disso processa os atributos e tags de conteúdo, que são comandos incluídos pelos programadores para informar palavras chave e conteúdo do site.

É ai que as páginas dinâmicas ou letreiros produzidos como figura são descartados. Os robôs não conseguem processar e indexar este tipo de conteúdo.

No entanto os nomes dos arquivos das páginas e figuras são muito relevantes para os mecanismos de busca.

Publicação da Pesquisa

Quando o usuário faz uma consulta a ferramenta de busca vai até o índice e disponibiliza uma lista organizada pelos links “mais relevantes”. Esta relevância é definida por mais de 200 fatores, entre eles: o número de vezes que a página é visitada, o número de links que apontam para esta página de outros sites, a presença consistente da palavra procurada nos textos do site, ….

É lógico que este assunto não é para leigos. Só um webmaster experiente pode manipular os códigos de um web site com segurança, mas cabe conhecer o conceito para não ficar frustrado com o resultado do seu investimento.

Nem sempre um site bonito é bem visitado.

Todas as ferramentas de busca orientam os programadores nas melhores práticas para tornar seu site bem classificado nas buscas, é só pesquisar.

 

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