Segurança da Informação – Cuide do que é Seu

SegurançaFaz tempo que segurança da informação deixou de ser um problema de grandes empresas ou aquelas que têm um aparato tecnológico sofisticado. O criminoso cibernético, assim como qualquer criminoso escolhe suas vítimas pela oportunidade ou pela probabilidade de sucesso.

Entrar e sair de casa, em qualquer cidade brasileira, vai ser sempre um risco. Parar no sinal de trânsito, andar sozinho em rua deserta, ostentar joias, objetos de valor, falar ao celular na multidão; e a lista de procedimentos de segurança vai crescendo.

Como na vida cotidiana, Segurança da Informação é uma atitude. Tudo começa não deixando aquilo que é importante a disposição do bandido. Dificultar é o primeiro passo. Em casa, sabemos muito bem como evitar uma invasão. Mantém-se os portões fechados e só se convidam para entrar as pessoas em que se confia.

No mundo cibernético deve ser da mesma forma. Não se pode relaxar.

Aquela invasão de hacker que se vê no cinema, onde com alguns comandos num notebook num café da esquina, se entra no Pentágono todo mundo sabe que é fantasia de Hollywood. Não é assim tão fácil, mas acredite: Entrar no seu computador não é difícil.

A invasão Ativa é uma modalidade que é facilmente contida por um antivírus atualizado e pelo firewall do próprio sistema operacional. Ou seja, tudo instalado e atualizado, você está seguro. Engano.

A parte mais frágil da Segurança da Informação é VOCÊ.

É você quem faz download de qualquer coisa, é você quem clica em qualquer link, dá OK em qualquer mensagem, abre seu computador para qualquer um que peça. É VOCÊ quem põe o ladrão para dentro. Uma vez “convidado” para dentro do seu computador o invasor faz o que quiser, traz para dentro o que quiser.

Preste atenção em algumas dicas que podem mantê-lo a salvo da maior parte dos ataques.

  • Instale o Sistema Operacional Oficial, não custa tão caro e a maioria das máquinas já têm uma cópia oficial de fábrica.
  • Mantenha-o atualizado, a Microsoft faz atualizações semanais.
  • Ative um antivírus e mantenha-o atualizado.
  • Coloque senha no seu computador.
  • Se o PC for compartilhado com a família, crie um usuário para cada um. Assim cada usuário terá uma área de trabalho e ninguém precisa ver onde o outro navega.
  • Não dê conta com poderes de administrador para seus filhos. Isso vai obriga-los a te pedir ajuda para instalar qualquer coisa na sua máquina. Você vai poder avaliar se aprova ou não.
  • E-mails perigosos. Se receber um e-mail com anexo sem uma explicação do que é não abra mesmo que seja da sua mãe. E-mails com extensão .exe, .zip, .html, .vbe; são executáveis. Vão instalar algo não solicitado no seu computador. Desconfie sempre.
  • Links são editáveis. Eu posso escrever uma frase linda mas mandar você para um site horrível. Se receber um link numa mensagem fora de contexto, desconfie. Normalmente são usados para você entrar num site onde você vai executar um programa para instalar algo no seu PC.
  • Quando estiver navegando na Internet em sites em que nunca esteve, sinta-se numa rua escura e deserta. Avalie cada clique.
  • Notícias bafônicas costumam ser plantadas para chamar atenção e aproveitar seu descuido.
  • Desconfie de manchetes extraordinárias, ofertas milagrosas e oportunidades imperdíveis. Se alguém quer muito sua atenção isso vai ter um preço.