Search Engine Optimization – SEO, o caminhos para o sucesso na Web

SEO é o nome que se dá às técnicas utilizadas para melhorar, licitamente, o desempenho de um website no que diz respeito à visitação e assertividade de conteúdo.

Não adianta simplesmente criar uma página bonita e divulgar em cartões e publicidade escrita. Seu site tem que ser “buscável”. Estranha ou não esta palavra é a chave para o sucesso na Internet da era Google.

Antes de entender o que é um site buscável  temos que entender um pouco do que é a Busca na Internet.

Quando você entra na Internet para uma pesquisa vai direto para uma das “caixinhas” de pesquisa que já estão nos navegadores naturalmente ou em barras instaladas.

Lá você escolhe sua ferramenta de busca favorita (Google, Yahoo, Bing,..) escreve uma palavra ou pequena frase que diga respeito ao que procura e … “ENTER”.

A ferramenta de busca acessa seus registros e índices e relaciona na sua tela as páginas relacionadas à palavra buscada. Quanto mais específica a frase mais assertiva a busca.

E é interessante observar que ferramenta de busca apresenta um resultado diferente, nem sempre com a mesma coerência. Isso se deve ao algoritmo utilizado para a busca, o grande diferencial entre os buscadores. Cada um tem um conceito próprio de busca o que torna um site mais ou menos relevantes, dependendo de parâmetros do algoritmo.

Se você buscar a palavra Jaguar nas três principais ferramentas de busca da web vai encontrar três resultados bem diferente.  O Google vai apresentar o que, no mundo, é mais relevante associado a palavra e isso pode variar com o interesse dos Internautas no momento da busca. Se o carro for o assunto do momento, os sites relacionados devem prevalecer.  O Google ainda relaciona os resultados geograficamente mais próximos do usuário, e se dá ao trabalho de plotar as localizações no Google Maps, o que pode facilitar a busca.

O Yahoo coloca na primeira linha do resultado, pelo menos mais três alternativas  para orientar a busca a um resultado mais  objetivo: jaguar carros, jaguar Brasil, jaguar plásticos.

No Bing a busca parece bem mais aberta. No momento em que faço a pesquisa os três primeiros resultados são flagrantemente pagos e um deles simplesmente não tem qualquer relacionamento com a palavra, trata-se de uma agência de empregos. Dá para entender por que a Microsoft não evolui neste mercado.

As três ferramentas, no entanto, têm um campo de resultados “Orgânicos”, naturais ou espontâneos; e um campo de resultado “Patrocinados”.

Resultados Patrocinados são os pagos por anunciantes. O Link Patrocinado é o negócio destas ferramentas de busca e vêm ocupando um espaço significativo nos investimentos em publicidade no mundo.

Mas para um simples mortal que quer aparece na Internet o que interessa mesmo é a busca Orgânica.  As páginas relacionadas na área principal do resultado são as que, por algum motivo, têm maior relevância sobre todas as outras. São sites definitivamente populares.

De uma forma geral estes sites apresentam a palavra ou frase buscada de forma consistente e várias vezes, recebem muitas visitas, têm vários outros sites que o indicam  por meio de links, apresentam  listas de links indicando outros sites, têm atualização frequênte; enfim reúnem uma série de características que o torna buscável.

As técnicas que permitem que se produza um site com estas características é o SEO ou Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca.

 

Deixe uma resposta