O email envelheceu

Acredito que o email tenha sido a primeira e mais popular das facilidades que acompanharam a conectividade trazida pela rede mundial de computadores – a Internet.

No ambiente corporativo sua versatilidade rapidamente tornou o Telex obsoleto e o Fax uma obrigação só para os casos onde se exigia ‘cópia’ da documentação original.

Dia a dia as organizações foram adotando os sistemas de gerenciamento de emails como o sistema de controle de tudo. O Outlook, mais popular destes sistemas, é uma ferramenta indispensável para que qualquer profissional possa se relacionar com o mundo interno e externo. Clientes, fornecedores, colaboradores, interessados, concorrentes; todos no mundo inteligente têm um endereço de email.

A mensagem eletrônica permitiu documentar longas discussões, formalizar posições e até organizar relacionamentos. Grande parte do histórico do relacionamento entre empresas está documentada pelos emails trocados entre elas.

A questão é que o mundo continua mudando, a tecnologia evoluindo e a geração do fim do século já utiliza mecanismos bem mais instantâneos para se comunicar. Os sistemas de  Instant Messenger como ICQ, MSN e Google Talk permitem comunicação em tempo real de forma simples e direta.

Estes sistemas associados às Mensagens Curtas – SMS dos celulares torna um indivíduo conectado às suas comunidades independentemente de um computador.

 

Deixe uma resposta