Maketing de Produtos

Segundo Kotler e Keller (2006), Maketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros.

Numa visão mais simples, o Marketing trata de relacionamento. Relacionamento entre quem oferece e quem precisa, ou tem interesse.

O Marketing veio da necessidade das indústrias em administrar a nova realidade criada pela Revolução Industrial. No seu início muito associado à Promoção e Propaganda, o estudo do mercado se desenvolveu até os dias de hoje como um conjunto de disciplinas focados na Competitividade.

Cada vez mais as empresas dependem de estratégias competitivas sólidas para permanecerem nos seus negócios. E o Marketing de Produtos é uma das ferramentas imprescindíveis para se enfrentar esse desafio.

Marketing de Produtos

O Composto ou Mix de mercado é formulado, como define McCarthy (1961) pelos 4 Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Do ponto de vista do negócio, o Produto é o elemento chave para todas as outras definições do Marketing. A discussão sobre quem vem primeiro, se a demanda ou o produto, sempre será filosófica.

Definitivamente a necessidade humana sempre foi o grande vetor do desenvolvimento de produtos, ou soluções. No entanto no mundo de hoje a “criação de demanda” já deixou de ser fenômeno para se configurar numa prática. Ninguém nasceu precisando de um walkman. Mas depois que a Sony criou um meio de se ouvir musica de qualidade, selecionada pelo ouvinte e de forma autônoma é fácil aceitar a evolução da idéia até um Ipod de dimensões mínimas ou capacidade extraordinária.

O Marketing de Produtos é responsável pela estratégia responsável por identificar, atrair e manter clientes rentáveis.

Este trabalho começa no desenvolvimento da idéia, passando pelo desenho dos processos de fabricação, desenvolvimento de parcerias, dimensionamento de demanda, planejamento do lançamento, acompanhamento do ciclo de vida do produto e preparação para sua substituição.

Considero como responsabilidade fundamental do Gerente de Produtos a participação ativa em todo o desenvolvimento dos processos de fabricação ou estabelecimento de procedimentos da prestação de um serviço, por exemplo. É muito comum o “criativo” desenvolvedor de Produtos preparar todo um planejamento de lançamento, publicidade e apresentação para o mercado, sem um plano sólido da implementação dos processos internos da empresa para fabricar de forma adequada ou prestar o serviço de acordo com o esperado.

Um relacionamento alinhado das equipes de Desenvolvimento e Gestão de Produtos com a “Fábrica”, seja ele de produção ou serviços, é fundamental para o sucesso do Produto.

É do Marketing de Produtos as Competências Essenciais para criação de valor, o posicionamento e a gestão do ciclo de vida do Produto acompanhando sua demanda e rentabilidade.

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