Harvard e MIT oferecem Educação Online Grátis

Uma joint venture suportada por uma plataforma existente do MIT que serve 120.000 estudantes pelo mundo.

Harvard e MIT se uniram para oferecer cursos na Internet, grátis, para qualquer um no mundo. A nova joint venture, chamada edx, construída na plataforma existente do MIT, a MITx, que já oferece uma boa variedade de cursos incluindo Circuitos e Eletrônica, para mais de 120.000 estudantes pelo mundo.

Os cursos oferecidos pelo edx vão incorporar vídeo aulas, questionários online e feedback em tempo real e os estudantes vão receber cetificado. Nos últimos anos houve um crescimento significativo do Ensino Online em função da evolução dos meios de comunicação, a onipresença dos computadores e sofisticação das tecnologias de back-end com a Computação em nuvem. A edx é somente a última e mais  prestigiada comprovação deste fenômeno.

É interessante ver a tecnologia sendo usada para tornar o ensino mais eficiente, mas plataformas como edx podem ajudar instituições como o MIT e Harvard a identificar e apoiar estudantes destacados do mundo todo.

Anant Agrawal, diretor do MIT’s Computer Science and Artificial Intelligence Laboratory e líder do projeto MITx, diz que o edx vai envolver pesquisas de novos caminhos e métodos para automatizar o processo de ensino, incluindo ensinar a máquina a corrigir e dar notas para trabalhos escritos. Ele comenta ainda que uma plataforma de aprendizagem interativa massiva como esta oferecerá uma oportunidade completamente nova de experiências e exploração de como as pessoas aprendem e melhoram o processo. A pesquisa vai levar em conta os cursos oferecidos no campus do MIT e Harvard assim como nos oferecidos no edx.

Quando perguntado quem é o líder da tendência do ensino interativo online, Agrawal destacou Salman Khan, o ex-aluno do MIT e Harvard que inicialmente oferecia tutoriais e cursos via YouTube e acabou por criar Khan Academy,  plataforma de ensino online já difundida mundialmente.

Baseado no artigo de Will Knight 05/02/2012

Deixe uma resposta