Gestão Estratégica da Informação

Fotos: Sxc.hu montagem S. Moutinho

Confundir Gestão Estratégica da Informação com Tecnologia da Informação é o mesmo que acreditar que mecânica automotiva é o mesmo que pilotagem automotiva.

É comum pela falta de literatura e pela atualidade do tema, ao se tratar da Gestão da Informação, se enredar pela Tecnologia Computacional associada ao tratamento a informação deixando-se de lado o que deveria ser o foco: a informação.

Entendo que é um assunto um tanto filosófico, mas tem que ser compreendido pelas organizações. A informação, na minha opinião, deve ser considerada o quinto fator de produção.

Na administração clássica se considerava a Terra, o Homem e o Capital como fatores de produção. A Tecnologia ganha fundamental importância ao  auxiliar o Homem, ou a mão de obra, no cumprimento do seu papel. A informação, então, se apresenta como elemento diferencial e necessário ao processo competitivo da nossa era.

Se produziu mais informação nos últimos 50 anos que nos 5.000 anos anteriores. Com a franca conectividade e o compartilhamento instantâneo proporcionado pela Internet e seus os dispositivos de acesso, o mundo ficou pequeno. Com a capacidade de difusão da rede internacional, há um certo equilíbrio no direito e oportunidade de acesso a informação.

Uma vez publicado na Internet, em poucos minutos o mundo todo conectado terá acesso. É importante frisar: O mundo todo Conectado. Sabemos, é certo, que há ainda muita restrição de acesso, iniciativas de censura por governos menos democráticos, mas estamos falando de mais de um terço da população mundial. Estatisticamente,  de cada três seres humanos um está conectado à Internet. Dados do Banco Mundial apontam que 32,77% da população mundial tem acesso à Internet.

No Brasil somos 83,4 milhões (IBOPE, set/12). Somos o 5º país mais conectado no mundo. Em 2011 o brasileiro gastava 69 horas navegando (Reuters, set/11).

A empresa que ainda não se interessou por isso já está perdendo terreno para os concorrentes que incorporaram a Conectividade no negócio.

Acreditar que a Informação da empresa já está sendo administrada pelo Gerente de TI é um equivoco tão grande quanto creditar ao mecânico o primeiro lugar da corrida. São competências diferentes.

A Informação está distribuída pelas Pessoas envolvidas no Negócio. A Informação está com as Pessoas e as empresas que compreenderam isso estão investindo em conectividade e compartilhamento.

O mundo mudou, e as empresas devem compreender o novo ambiente para continuar atuando no mercado. Continuar existindo vai depender desta compreensão.  Mas não deve haver pânico ou desespero, seguramente os dinossauros conseguiram sobreviver muito tempo antes da extinção.