Desafios da Nova Era

Com os desafios da nova era os gestores vão se defrontar sempre com a mudança. A nova ordem nas organizações modernas é que a única certeza que se tem é a da mudança.

As situações cotidianas constituem sistemas complexos de problemas ligados entre si. Os times trabalham em rede. Rede de comunicação e Rede Hierárquica. Não há mais um formalismo hierárquico piramidal mas uma estrutura em rede de organização dinâmica focada em projetos.

Neste ambiente é fundamental o entendimento da Análise de Valor, a quebra da obstrução mental e o condicionamento mental. A clareza e a instantâneidade da comunicação são determinantes.

Não há espaço para elementos supérfluos dentro dos processos produtivos. Qualquer vantagem pode determinar o sucesso de um empreendimento. E este sucesso não permanece por muito tempo pois a concorrência é ágil na superação das suas deficiências.

Os Medidas de Desempenho são os mecanismos de controle necessários para acompanhamento contínuo da evolução dos negócios. Definir Metas e garantir seu atingimento determina Direção, obriga Planejamento e Organização.

Existem diversas técnicas disponíveis para suportar a Gestão de Materiais. Estas técnicas n maior parte das vezes têm um caráter muito mais Financeiro que processual ou de melhoria de desempenho operacional.

O Just-in-Time, por exemplo, apresenta um modelo altamente renovador do processo produtivo mas nada mais é que o financiamento da produção pelo Fornecedor. Ao atribuir os custos de Estoque ao Fornecedor a Empresa Contratante aumenta suas margens e melhora seu desempenho Financeiro.

A utilização de Fornecedor Preferiencial, Kanban, Qualidade em Tempo Real, 6 Sigma; introduz metodologia e mecanismos de Controle sofisticados para melhoria contínua.

Porém, não se deve nunca perder de vista o fato de que o Objetivos das Empresas é Resultado Financeiro. Todas as Tecnologias aplicadas à Administração dos Materiais têm como foco fundamental a melhoria do Desempenho Financeiro do Negócio.

 

Deixe uma resposta