Administração de Materiais – Introdução

Uma boa definição de Empresa é: Um Conjunto de Processos que transformam Recursos em Produtos e Serviços.

Recursos são: Materiais, Patrimônio, Capital, Material Humano e Tecnologia.

Durante a Reengenharia Michael Hammer pregava que Processos são seqüências estruturada de atividades que, por meio de ações físicas, comportamentais ou de informações, que permitem a agregação de valor a uma ou mais entradas, transformando-as em uma ou mais saídas que representam um estado diferenciado do original.

Recentemente Hammer simplificou sua definição ao admitir que a Reengenharia foi muito mal utilizada pelas organizações. Com isso incluiu um elemento fundamental na visão de Processo: o Cliente. Portanto,segundo o mesmo Hammer, Processo é um grupo organizado de atividades correlatas que, em conjunto, cria um resultado de valor para os Clientes.

Na verdade, qualquer processo que não tem como foco final o Cliente não tem sentido ou utilidade. Ai sim caberia uma reorientação ou reengenharia.

A APQC (www.apqc.org) define 12 processos fundamentais no seu Framework de Classificação: Visão, Gestão de Produtos, Venda, Entrega, Serviço a Cliente, RH, TI, Finanças, Aquisição, Saúde Ambiental e Segurança, Relacionamento Externo, Gestão do Conhecimento e Mudança.

Processos organizados e estruturados constituem um Sistema. Um Sistema é um conjunto de elementos inter-relacionados formando um todo único.

Existem duas abordagens da Gestão: A visão Reducionista, que trata fatores isoladamente; e a visão Sistêmica, que entende que as partes de um Sistema não pode ser compreendida isoladamente.

Um Sistema é sempre mais que a simples soma das suas partes.

1 comment for “Administração de Materiais – Introdução

  1. Edison
    16/08/2007 at 13:29

    Ramires, parabéns pela matéria, acho que faltou complementar e falar um pouco sobre Sistemas seus resultados e premissas, como dito em sala de aula, mas como este tópico é somente a introdução acho que virá muito mais por ai. Valeu!
    Edison – FAC I – 6o. A.

Deixe uma resposta